Benefícios da ISO 9000
BENEFÍCIOS DA IMPLANTAÇÃO DA ISO 9000 PARA CLIENTES:
- Maior confiança nos produtos ou serviços adquiridos;
- Melhor atendimento em caso de reclamações;
- Redução dos custos de inspeção e recebimento; o cliente é praticamente desobrigado de inspecionar produtos adquiridos de fornecedores certificados, considerado o respectivo escopo;
- Conseqüentemente, satisfação efetiva em relação aos produtos ou serviços adquiridos
BENEFÍCIOS DA IMPLANTAÇÃO DA ISO 9000 PARA A EMPRESA:
- Maior satisfação dos clientes (só isto já deveria bastar, mesmo que não houvesse todo o restante desta lista e da próxima);
- Redução de custos (redução de desperdícios, de retrabalhos, etc.);
- Cultura da qualidade (implementa-se; não se implanta);
- Clima organizacional voltado à melhoria;
- Maior facilidade de exportação, devido ao atendimento de exigências internacionais;
- Fornecedor preferencial para empresas certificadas;
- Maior participação no mercado;
- Conseqüentemente, maior competitividade e maior lucro.
BENEFÍCIOS INTANGÍVEIS DA IMPLANTAÇÃO DA ISO 9000 PARA A EMPRESA:
- Uniformização da terminologia, acabando com a confusão existente entre conceitos relativos a Sistemas da Qualidade;
- Possibilidade de avaliação e certificação por terceiros, aumentando a confiabilidade das auditorias e reduzindo custos, pois um processo de certificação atenderia a diversos clientes;
- A norma ISO 9000 exige a elaboração e implementação de procedimentos padronizados que, se bem direcionado, permite a implementação do gerenciamento da rotina, indispensável na gestão da empresa;
- A adoção destas normas gera integração entre os departamentos e padronização das atividades, pois atua sobre os principais processos da empresa;
- É base para melhores conhecimentos e conhecimento será a mola-mestra para a competitividade das organizações – ainda dentro desta década.
